Inteligência Emocional
Inteligência e habilidades técnicas são importantes no desempenho profissional, mas com as pesquisas de Daniel Goleman pudemos constatar que os profissionais eficazes têm um aspecto crucial em comum: todos possuem um alto grau do que passou a ser conhecido como inteligência emocional. Sem ela, uma pessoa pode ter as melhores formações, uma mente analítica e várias ideias inteligentes, mas não será um bom líder.
Conforme os cargos se elevam dentro de uma empresa, a inteligência emocional passa a desempenhar um papel cada vez mais importante. Quanto mais alta a posição de um indivíduo com o desempenho excelente, mais as capacidades da inteligência emocional aparecem como razão de sua eficácia.
A inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida em qualquer pessoa e os componentes dela são:
#1 AUTOCONSCIÊCIA: É o autoconhecimento em relação às suas forças, fraquezas, necessidades, impulsos e emoções. Na maioria das vezes as pessoas autoconscientes tomam decisões que se harmonizam com os seus valores internos, o que faz com que tenham ocupações em que achem o seu trabalho motivante.
#2 AUTOGESTÃO: É o autocontrole em dominar seus impulsos emocionais e canalizá-los de formas úteis. Profissionais que estão no domínio dos seus sentimentos e impulsos são capazes de criar um ambiente de confiança e equidade, nesse ambiente as rivalidades são reduzidas e a produtividade é alta.
#3 EMPATIA: É a capacidade de sentir e entender os pontos de vista de todas as pessoas da equipe. A empatia encoraja a equipe a falar mais abertamente sobre suas frustrações e ajuda às pessoas a fazerem queixas construtivas durante as reuniões, o resultado disso é uma maior colaboração entre os membros e mais resultados dentro da empresa.
#4 HABILIDADE SOCIAL: Envolve a habilidade de uma pessoa se relacionar com outras. Pessoas socialmente hábeis tendem a ter um amplo círculo de conhecimento e um dom para se conectam com as pessoas.
Conforme os cargos se elevam dentro de uma empresa, a inteligência emocional passa a desempenhar um papel cada vez mais importante. Quanto mais alta a posição de um indivíduo com o desempenho excelente, mais as capacidades da inteligência emocional aparecem como razão de sua eficácia.
A inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida em qualquer pessoa e os componentes dela são:
#1 AUTOCONSCIÊCIA: É o autoconhecimento em relação às suas forças, fraquezas, necessidades, impulsos e emoções. Na maioria das vezes as pessoas autoconscientes tomam decisões que se harmonizam com os seus valores internos, o que faz com que tenham ocupações em que achem o seu trabalho motivante.
#2 AUTOGESTÃO: É o autocontrole em dominar seus impulsos emocionais e canalizá-los de formas úteis. Profissionais que estão no domínio dos seus sentimentos e impulsos são capazes de criar um ambiente de confiança e equidade, nesse ambiente as rivalidades são reduzidas e a produtividade é alta.
#3 EMPATIA: É a capacidade de sentir e entender os pontos de vista de todas as pessoas da equipe. A empatia encoraja a equipe a falar mais abertamente sobre suas frustrações e ajuda às pessoas a fazerem queixas construtivas durante as reuniões, o resultado disso é uma maior colaboração entre os membros e mais resultados dentro da empresa.
#4 HABILIDADE SOCIAL: Envolve a habilidade de uma pessoa se relacionar com outras. Pessoas socialmente hábeis tendem a ter um amplo círculo de conhecimento e um dom para se conectam com as pessoas.